As Velas do Padeiro

Num vilarejo esquecido pelos grandes mapas, onde o inverno chegava cedo e ficava até quase a primavera, vivia um padeiro chamado Ivo. Ele acordava antes do sol, acendia o forno antigo e, até o amanhecer, já tinha pão quente para todos mesmo para quem não podia pagar.

Ninguém sabia muito sobre ele. Diziam que perdera a família anos atrás, num acidente na estrada de neblina. Desde então, falava pouco, sorria ainda menos, mas jamais deixou de deixar um pão à porta de quem precisasse.

Na véspera de Natal, uma tempestade de neve fechou as ruas. Quase ninguém saiu de casa. Até Ivo, pela primeira vez em décadas, pensou em não abrir a padaria. Mas, ao acender uma vela no parapeito da janela como fazia todo 24 de dezembro, em memória dos que se foram, viu uma sombra pequena se aproximar.

Era uma menina, com roupas finas demais para o frio, segurando a mão de um menino mais novo. Tremiam. A mãe, disse ela, estava doente e não tinham lenha para o fogão.

Ivo não disse nada. Apenas entrou, embrulhou pão ainda morno, um pouco de sopa que restara do jantar e, antes de entregá-los, apagou a vela da janela.

— Levem isto também. Disse, entregando a vela meio derretida. A luz aquece mais que o fogo quando a gente está só.

Na manhã seguinte, ao abrir a porta, Ivo encontrou algo inesperado: dezenas de velas, de todos os tamanhos e cores, enfileiradas em sua soleira. Vizinhos tinham deixado, uns porque ele lhes dera pão quando estavam desempregados, outros porque ele ouvira em silêncio suas tristezas, outros ainda só porque “ele sempre está lá”.

No centro das velas, havia um bilhete da menina:

“Obrigada por não nos ver como coitados. Você me ensinou que gratidão é devolver a luz que alguém nos emprestou.”

Ivo acendeu uma delas. Depois outra. E outra. Até que a padaria, tão acostumada a aquecer corpos com pão, passou a iluminar almas com gratidão.

E, pela primeira vez em anos, ele chorou.

Não de dor, mas de reconhecimento.

Porque, às vezes, o mundo só precisa de alguém que acenda uma vela… para lembrar a todos que ainda há luz.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

À procura do Amor

Dois monges e uma mulher: uma Fábula Zen

A Filosofia do Camelo